
Ter fotos no cardápio aumenta consideravelmente a conversão nas vendas.
Você provavelmente já ouviu a famosa expressão: “A primeira impressão é a que fica.“
Baseada em critérios sociais e culturais, esse ditado indica que nosso primeiro contato é capaz de abrir caminhos e criar conexões, sejam elas positivas ou negativas.
Por esse motivo, produzir belas fotos de comida para o cardápio físico e digital do seu restaurante é uma estratégia indispensável para atrair novos clientes e estabelecer a identidade do seu negócio.
O impacto visual pode aumentar as vendas em até 30%. Além disso, 67% dos consumidores em potencial preferem escolher restaurantes com fotos no cardápio. É natural que as pessoas queiram saber o que estão consumindo.
Além do mais, estamos na era do Marketing Digital e com a forte influencia das redes sociais, as fotos mais atraentes também podem engajar os seguidores. Onde o visual tende a ser um dos principais fatores na decisão de compra.
Isso mostra a importância de ter fotos de qualidade e o quanto isso é uma ferramenta crucial para atrair o público.
Com simples técnicas de food styling e aplicativos de edição, é possível ter resultados surpreendentes. Fotografando, até mesmo, com o seu próprio smartphone.
A escolha de ingredientes frescos, louças e utensílios apropriados, também ajudam a contextualizar os pratos. Mas é importante ressaltar que, apesar da beleza, a composição deve se assimilar ao prato original, ou seja, o que realmente é proposto ao cliente pelo restaurante.
Com essas dicas, você pode criar um cardápio digital que atrairá mais clientes e aumentará as vendas.

Como as fotos no cardápio influenciam as vendas
“Comer com os olhos” é uma outra expressão popular que explica bem o conceito de impacto visual. O que significa olhar algo com desejo.
Estima-se que a maior parte das decisões de compra são influenciadas pela aparência. Mostrando que para os clientes a primeira impressão visual é tão importante quanto o sabor.
Isso acontece porque nosso cérebro processa informações visuais mais rápido que textos. Fazendo com as pessoas absorvam imagens mais rapidamente.
Partindo desse princípio, um cardápio digital atrativo e com fotos de qualidade, pode fazer os clientes se conectarem emocionalmente e aumentar as chances de escolherem um prato. Elevando significativamente as taxas de conversão.
Além disso um cardápio digital pode ser compartilhado nas redes sociais, aumentando a visibilidade do restaurante.
► Leia também: 10 fatores que influenciam na escolha do restaurante ideal
Como fazer fotos profissionais para o cardápio
É fato que câmeras e lentes adequadas, podem elevar a qualidade das fotos. Diante disso, se seu restaurante tem capacidade de investir em um profissional especializado, recomendamos que contrate o serviço de fotografia. Os resultados serão surpreendentes.
Por outro lado, se o orçamento é limitado, esta não é a única maneira de alcançar resultados satisfatórios.
Com smartphones cada vez mais avançadas, alguns acessórios, como luz e tripé e um pouco de criatividade, também são capazes de garantir excelentes resultados.
Para criar um cardápio que chame a atenção, é fundamental ter fotos bem produzidas. Elas devem mostrar os pratos de forma que faça o cliente sentir “água na boca”.
Para que isso aconteça, usam-se algumas técnicas de composição para realçar os ingredientes e a forma como o prato é servido.
A iluminação certa também é essencial. Ela deixa as cores e texturas dos alimentos mais atraentes. O que faz o prato parecer mais apetitoso.
No entanto, é necessário saber equilibrar o uso da luz natural e o uso de iluminação artificial conforme a necessidade do ambiente, desta forma evitando contrastes e sombras indesejadas.
Por último a fotografia de alimentos exige atenção aos detalhes. Portanto, para o preparo dos pratos, considere esses pontos:
- Escolha de ingredientes frescos e de qualidade;
- Prefira louças neutras, foque em destacar os detalhes e cores da comida;
- Limpeza e organização do local de fotografia
A forma como apresentamos os pratos influencia diretamente na experiência e compra dos clientes.


Erros comuns em fotos de cardápio e como evitá-los
Pequenos descuidos podem afastar os clientes. Por exemplo, uma iluminação ruim pode tornar a comida meno atraente. Ou uma composição errada pode esconder os detalhes mais importantes do prato.
Outro erro comum é a edição excessiva, isso tende a gerar frustrações. Para evitar esses erros, siga algumas dicas:
- Use iluminação natural ou artificial com o objetivo de realçar os pratos;
- Crie composições atraentes e bem equilibradas, sem excessos;
- Evite editar demais as fotos, mantendo a naturalidade.
Lembre-se, a qualidade das fotos no cardápio afeta a confiança dos clientes em relação a marca. Por isso, investir em fotografia de alta qualidade é essencial.
Por último, atente-se a otimização das fotos para cardápios digitais, principalmente se seu objetivo é vender mais no iFood.
É importante pensar no tamanho, formato e compressão, para não ter uma foto desfocada ou fora do enquadramento exigido pelas plataformas de delivery.
Algumas dicas para melhorar as fotos incluem:
- Enquadrar os pratos corretamente, deixando 70 a 80% da imagem para a comida;
- Tirar várias fotos e ângulos para escolher a melhor;
- Oferecer opções extras para aumentar o ticket médio.
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Criando um cardápio atraente para o iFood
Estudos mostram que 60% dos brasileiros veem o delivery como um hábito. Ou seja, ter um cardápio atraente é essencial para vender mais no iFood e manter a boa reputação do restaurante.
Além das fotos no cardápio, também é importante usar uma linguagem simples e cativante para descrever os pratos. Destaque os ingredientes e o que faz cada prato ser especial.
Existem várias maneiras de fazer seu cardápio digital brilhar no iFood. Aqui estão algumas dicas:
- Destaque os pratos mais saborosos e com melhores preços no início do cardápio.
- Utilize categorias no cardápio, como “mais vendidos” e “promoções”, para ajudar na decisão de compra.
- Ofereça opções de combos, como prato principal, bebida e sobremesa, para aumentar a frequência de pedidos.
Com um cardápio digital com fotos bonitas e estratégias de destaque, você pode aumentar suas vendas melhorando a experiência do cliente facilitando a decisão de compra.
Fotos no cardápio vendem mais
Quando se trata de comida, ter uma estratégia visual pensada em cada detalhe, melhora consideravelmente a primeira impressão que os clientes tem de um restaurante. O que consequentemente eleva o aumento das vendas.
Invista em fotos profissionais e explore técnicas de iluminação. Isso vai conquistar mais clientes e ajudar seu negócio a crescer. Assim, você estará à frente da concorrência, gerando expectativas positivas.