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Fotos no cardápio: como gerar impacto e atrair mais clientes

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Ter fotos no cardápio aumenta consideravelmente a conversão nas vendas.

Você provavelmente já ouviu a famosa expressão:A primeira impressão é a que fica.

Baseada em critérios sociais e culturais, esse ditado indica que nosso primeiro contato é capaz de abrir caminhos e criar conexões, sejam elas positivas ou negativas.

Por esse motivo, produzir belas fotos de comida para o cardápio físico e digital do seu restaurante é uma estratégia indispensável para atrair novos clientes e estabelecer a identidade do seu negócio.

O impacto visual pode aumentar as vendas em até 30%. Além disso, 67% dos consumidores em potencial preferem escolher restaurantes com fotos no cardápio. É natural que as pessoas queiram saber o que estão consumindo.

Além do mais, estamos na era do Marketing Digital e com a forte influencia das redes sociais, as fotos mais atraentes também podem engajar os seguidores. Onde o visual tende a ser um dos principais fatores na decisão de compra.

Isso mostra a importância de ter fotos de qualidade e o quanto isso é uma ferramenta crucial para atrair o público.

Com simples técnicas de food styling e aplicativos de edição, é possível ter resultados surpreendentes. Fotografando, até mesmo, com o seu próprio smartphone.

A escolha de ingredientes frescos, louças e utensílios apropriados, também ajudam a contextualizar os pratos. Mas é importante ressaltar que, apesar da beleza, a composição deve se assimilar ao prato original, ou seja, o que realmente é proposto ao cliente pelo restaurante.

Com essas dicas, você pode criar um cardápio digital que atrairá mais clientes e aumentará as vendas.

Fotos no cardápio Shimeji - Yakisoba da Villa Campinas
Foto: Matheus Kurió – TLM Makers

Como as fotos no cardápio influenciam as vendas

“Comer com os olhos” é uma outra expressão popular que explica bem o conceito de impacto visual. O que significa olhar algo com desejo.

Estima-se que a maior parte das decisões de compra são influenciadas pela aparência. Mostrando que para os clientes a primeira impressão visual é tão importante quanto o sabor.

Isso acontece porque nosso cérebro processa informações visuais mais rápido que textos. Fazendo com as pessoas absorvam imagens mais rapidamente.

Partindo desse princípio, um cardápio digital atrativo e com fotos de qualidade, pode fazer os clientes se conectarem emocionalmente e aumentar as chances de escolherem um prato. Elevando significativamente as taxas de conversão.

Além disso um cardápio digital pode ser compartilhado nas redes sociais, aumentando a visibilidade do restaurante.

Leia também: 10 fatores que influenciam na escolha do restaurante ideal

Como fazer fotos profissionais para o cardápio

É fato que câmeras e lentes adequadas, podem elevar a qualidade das fotos. Diante disso, se seu restaurante tem capacidade de investir em um profissional especializado, recomendamos que contrate o serviço de fotografia. Os resultados serão surpreendentes.

Por outro lado, se o orçamento é limitado, esta não é a única maneira de alcançar resultados satisfatórios.

Com smartphones cada vez mais avançadas, alguns acessórios, como luz e tripé e um pouco de criatividade, também são capazes de garantir excelentes resultados.

Para criar um cardápio que chame a atenção, é fundamental ter fotos bem produzidas. Elas devem mostrar os pratos de forma que faça o cliente sentir “água na boca”.

Para que isso aconteça, usam-se algumas técnicas de composição para realçar os ingredientes e a forma como o prato é servido.

iluminação certa também é essencial. Ela deixa as cores e texturas dos alimentos mais atraentes. O que faz o prato parecer mais apetitoso.

No entanto, é necessário saber equilibrar o uso da luz natural e o uso de iluminação artificial conforme a necessidade do ambiente, desta forma evitando contrastes e sombras indesejadas.

Por último a fotografia de alimentos exige atenção aos detalhes. Portanto, para o preparo dos pratos, considere esses pontos:

  • Escolha de ingredientes frescos e de qualidade;
  • Prefira louças neutras, foque em destacar os detalhes e cores da comida;
  • Limpeza e organização do local de fotografia

A forma como apresentamos os pratos influencia diretamente na experiência e compra dos clientes.

Erros comuns em fotos de cardápio e como evitá-los

Pequenos descuidos podem afastar os clientes. Por exemplo, uma iluminação ruim pode tornar a comida meno atraente. Ou uma composição errada pode esconder os detalhes mais importantes do prato.

Outro erro comum é a edição excessiva, isso tende a gerar frustrações. Para evitar esses erros, siga algumas dicas:

  • Use iluminação natural ou artificial com o objetivo de realçar os pratos;
  • Crie composições atraentes e bem equilibradas, sem excessos;
  • Evite editar demais as fotos, mantendo a naturalidade.

Lembre-se, a qualidade das fotos no cardápio afeta a confiança dos clientes em relação a marca. Por isso, investir em fotografia de alta qualidade é essencial.

Por último, atente-se a otimização das fotos para cardápios digitais, principalmente se seu objetivo é vender mais no iFood.

É importante pensar no tamanho, formato e compressão, para não ter uma foto desfocada ou fora do enquadramento exigido pelas plataformas de delivery.

Algumas dicas para melhorar as fotos incluem:

  • Enquadrar os pratos corretamente, deixando 70 a 80% da imagem para a comida;
  • Tirar várias fotos e ângulos para escolher a melhor;
  • Oferecer opções extras para aumentar o ticket médio.

Quero contratar um fotográfo profissional

Criando um cardápio atraente para o iFood

Estudos mostram que 60% dos brasileiros veem o delivery como um hábito. Ou seja, ter um cardápio atraente é essencial para vender mais no iFood e manter a boa reputação do restaurante.

Além das fotos no cardápio, também é importante usar uma linguagem simples e cativante para descrever os pratos. Destaque os ingredientes e o que faz cada prato ser especial.

Existem várias maneiras de fazer seu cardápio digital brilhar no iFood. Aqui estão algumas dicas:

  • Destaque os pratos mais saborosos e com melhores preços no início do cardápio.
  • Utilize categorias no cardápio, como “mais vendidos” e “promoções”, para ajudar na decisão de compra.
  • Ofereça opções de combos, como prato principal, bebida e sobremesa, para aumentar a frequência de pedidos.

Com um cardápio digital com fotos bonitas e estratégias de destaque, você pode aumentar suas vendas melhorando a experiência do cliente facilitando a decisão de compra.

Fotos no cardápio vendem mais

Quando se trata de comida, ter uma estratégia visual pensada em cada detalhe, melhora consideravelmente a primeira impressão que os clientes tem de um restaurante. O que consequentemente eleva o aumento das vendas.

Invista em fotos profissionais e explore técnicas de iluminação. Isso vai conquistar mais clientes e ajudar seu negócio a crescer. Assim, você estará à frente da concorrência, gerando expectativas positivas.

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