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Fotos no cardápio: como gerar impacto e atrair mais clientes

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Ter fotos no cardápio aumenta consideravelmente a conversão nas vendas.

Você provavelmente já ouviu a famosa expressão:A primeira impressão é a que fica.

Baseada em critérios sociais e culturais, esse ditado indica que nosso primeiro contato é capaz de abrir caminhos e criar conexões, sejam elas positivas ou negativas.

Por esse motivo, produzir belas fotos de comida para o cardápio físico e digital do seu restaurante é uma estratégia indispensável para atrair novos clientes e estabelecer a identidade do seu negócio.

O impacto visual pode aumentar as vendas em até 30%. Além disso, 67% dos consumidores em potencial preferem escolher restaurantes com fotos no cardápio. É natural que as pessoas queiram saber o que estão consumindo.

Além do mais, estamos na era do Marketing Digital e com a forte influencia das redes sociais, as fotos mais atraentes também podem engajar os seguidores. Onde o visual tende a ser um dos principais fatores na decisão de compra.

Isso mostra a importância de ter fotos de qualidade e o quanto isso é uma ferramenta crucial para atrair o público.

Com simples técnicas de food styling e aplicativos de edição, é possível ter resultados surpreendentes. Fotografando, até mesmo, com o seu próprio smartphone.

A escolha de ingredientes frescos, louças e utensílios apropriados, também ajudam a contextualizar os pratos. Mas é importante ressaltar que, apesar da beleza, a composição deve se assimilar ao prato original, ou seja, o que realmente é proposto ao cliente pelo restaurante.

Com essas dicas, você pode criar um cardápio digital que atrairá mais clientes e aumentará as vendas.

Fotos no cardápio Shimeji - Yakisoba da Villa Campinas
Foto: Matheus Kurió – TLM Makers

Como as fotos no cardápio influenciam as vendas

“Comer com os olhos” é uma outra expressão popular que explica bem o conceito de impacto visual. O que significa olhar algo com desejo.

Estima-se que a maior parte das decisões de compra são influenciadas pela aparência. Mostrando que para os clientes a primeira impressão visual é tão importante quanto o sabor.

Isso acontece porque nosso cérebro processa informações visuais mais rápido que textos. Fazendo com as pessoas absorvam imagens mais rapidamente.

Partindo desse princípio, um cardápio digital atrativo e com fotos de qualidade, pode fazer os clientes se conectarem emocionalmente e aumentar as chances de escolherem um prato. Elevando significativamente as taxas de conversão.

Além disso um cardápio digital pode ser compartilhado nas redes sociais, aumentando a visibilidade do restaurante.

Leia também: 10 fatores que influenciam na escolha do restaurante ideal

Como fazer fotos profissionais para o cardápio

É fato que câmeras e lentes adequadas, podem elevar a qualidade das fotos. Diante disso, se seu restaurante tem capacidade de investir em um profissional especializado, recomendamos que contrate o serviço de fotografia. Os resultados serão surpreendentes.

Por outro lado, se o orçamento é limitado, esta não é a única maneira de alcançar resultados satisfatórios.

Com smartphones cada vez mais avançadas, alguns acessórios, como luz e tripé e um pouco de criatividade, também são capazes de garantir excelentes resultados.

Para criar um cardápio que chame a atenção, é fundamental ter fotos bem produzidas. Elas devem mostrar os pratos de forma que faça o cliente sentir “água na boca”.

Para que isso aconteça, usam-se algumas técnicas de composição para realçar os ingredientes e a forma como o prato é servido.

iluminação certa também é essencial. Ela deixa as cores e texturas dos alimentos mais atraentes. O que faz o prato parecer mais apetitoso. No entanto, é necessário saber equilibrar o uso da luz natural e o uso de iluminação artificial conforme a necessidade do ambiente, desta forma evitando contrastes e sombras indesejadas.

Por último a fotografia de alimentos exige atenção aos detalhes. Portanto, para o preparo dos pratos, considere esses pontos:

  • Escolha de ingredientes frescos e de qualidade;
  • Prefira louças neutras, foque em destacar os detalhes e cores da comida;
  • Limpeza e organização do local de fotografia

A forma como apresentamos os pratos influencia diretamente na experiência e compra dos clientes.

Erros comuns em fotos de cardápio e como evitá-los

Pequenos descuidos podem afastar os clientes. Por exemplo, uma iluminação ruim pode tornar os pratos menos atraentes. Ou uma composição errada pode esconder os detalhes mais importantes do prato.

Outro erro comum é a edição excessiva, isso tende a gerar frustrações. Para evitar esses erros, siga algumas dicas:

  • Use iluminação natural ou artificial com o objetivo de realçar os pratos;
  • Crie composições atraentes e bem equilibradas, sem excessos;
  • Evite editar demais as fotos, mantendo a naturalidade.

Lembre-se, a qualidade das fotos no cardápio afeta a confiança dos clientes para com a marca. Por isso, investir em fotografia de alta qualidade é essencial.

Por último, atente-se a otimização das fotos para cardápios digitais, principalmente se seu objetivo é vender mais no iFood.

É importante pensar no tamanho, formato e compressão, para não ter uma foto desfocada ou fora do enquadramento exigido pelas plataformas de delivery.

Algumas dicas para melhorar as fotos incluem:

  • Enquadrar os pratos corretamente, deixando 70 a 80% da imagem para a comida;
  • Tirar várias fotos e ângulos para escolher a melhor;
  • Oferecer opções extras para aumentar o ticket médio.

Quero contratar um fotográfo profissional

Criando um cardápio atraente para o iFood

Estudos mostram que 60% dos brasileiros veem o delivery como um hábito. Ou seja, ter um cardápio atraente é essencial para vender mais no iFood e manter a boa reputação do restaurante.

Além das fotos no cardápio, também é importante usar uma linguagem simples e cativante para descrever os pratos. Destaque os ingredientes e o que faz cada prato ser especial.

Existem várias maneiras de fazer seu cardápio digital brilhar no iFood. Aqui estão algumas dicas:

  • Destaque os pratos mais saborosos e com melhores preços no início do cardápio.
  • Utilize categorias no cardápio, como “mais vendidos” e “promoções”, para ajudar na decisão de compra.
  • Ofereça opções de combos, como prato principal, bebida e sobremesa, para aumentar a frequência de pedidos.

Com um cardápio digital com fotos bonitas e estratégias de destaque, você pode aumentar suas vendas melhorando a experiência do cliente facilitando a decisão de compra.

Fotos no cardápio vendem mais

Quando se trata de comida, ter uma estratégia visual pensada em cada detalhe, melhora consideravelmente a primeira impressão que os clientes tem de um restaurante. O que consequentemente eleva o aumento das vendas.

Invista em fotos profissionais e explore técnicas de iluminação. Isso vai conquistar mais clientes e ajudar seu negócio a crescer. Assim, você estará à frente da concorrência, gerando expectativas positivas.

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