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iFood encerrou 2024 com 380 mil parceiros cadastrados

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O iFood, atualmente a maior plataforma brasileira de tecnologia em delivery da América Latina, teve números significativos. A empresa demonstrou sua forte relevância em relação ao hábito de pedir comida online.

De acordo com o levantamento, a plataforma totalizou 380 mil estabelecimentos cadastrados em 2024. Em sua maioria, pequenos e médios negócios.

O consumo por sua vez, também teve números expressivos, chegando a 110 milhões de pedidos mensais e 55 milhões de usuários ativos. Além de estar presente em mais de 1500 cidades brasileiras.

Entre os pratos mais pedidos, o hambúrguer ainda mantém a liderança. No entanto, a marmita foi a categoria que se destacou com a maior tendência de crescimento, registrando uma alta de 18%. Em São Paulo o aumento representou 2,7 milhões de novos pedidos.

Reflexos do iFood no mercado de trabalho

O ecossistema do iFood não só impulsiona negócios e entregadores, como também reflete em outros diversos setores envolvidos, relacionados a transporte, produção, pecuária, combustível, além de desenvolvimento e informação.

O impacto mensura sua importância socioeconômica, desde a compra direta no aplicativo, o pagamento dos funcionários até os insumos decorrentes da operação.

Só em 2022, a plataforma gerou de forma direta e indireta, mais de 873 mil postos de trabalho em toda cadeia produtiva.

Investimentos em tecnologia e inovação

Recentemente o iFood assumiu a 8ª posição no ranking dos e-commerces mais acessados no Brasil ultrapassando a gigante chinesa AliExpress.

No entanto, sua missão vai muito além de transformar o iFood em um aplicativo popular.

Para que os clientes possam usufruir de toda eficiência e comodidade, a empresa investe constantemente em tecnologia e inovação.

O cardápio digital, por exemplo, foi otimizado. Facilitando a criação de combos, descrições com mais detalhes, fotos em todas as opções adicionais e recursos que permitem a precificação personalizada.

O iFood também implantou ferramentas para lidar com os cancelamentos de pedidos. Permitindo o envio de cupons ou negociar a substituição de itens em falta. Tais soluções chegaram a reduzir as ocorrências em 23%.

No atendimento ao cliente, a atualização do status foi uma uma das novidades, gerando mais clareza no andamento do pedido. A empresa também implantou a funcionalidade de transcrição de áudio, agilizando o atendimento e acelerando o tempo de resposta do suporte.

ifood delivery no Brasil

Principais tendências do iFood para 2025

Com a crescente demanda pelo serviço de delivery, para uma empresa como o iFood, o que não falta é investimento em novas tecnologias para impulsionar o sucesso do negócio e as vendas.

  • Inteligência artificial: A automação é indispensável para negócios que desejam aumentar a eficiência operacional. Isso não só reduz custos e economiza tempo, como também, oferece uma análise muito mais precisa das etapas do processo. Incluindo integração de sistemas de pedidos, aprimoramento logístico, atendimento ao cliente por meio de chatbots, coletas de dados e métricas de vendas.
  • Entregas por drone: A entregas por drone teve início de 2020 em caráter experimental. Apesar do serviço ainda lidar com muitos desafios como, alcance, capacidade de carga, condições climáticas e licenças. O mercado de entrega por drones prevê a movimentação de 18,65 bilhões de dólares mundialmente até 2028.
  • Formas de pagamento: Atualmente a plataforma oferece um leque de opções. Por isso, o estabelecimento deve estar atento as tendências do mercado para proporcionar ainda mais comodidade ao cliente.
  • Club iFood: O serviço de assinatura com benefícios exclusivos, está atraindo cada vez mais consumidores por oferecer preços atrativos e promoções. O que elevou a frequência de consumo. Além de proporcionar maior visibilidade aos restaurantes, que podem aproveitar a oportunidade do Club para criar promoções e fidelizar clientes.
  • Pedidos na madrugada: Segundos pesquisas, no segundo trimestre de 2024, o iFood registrou um aumento de 24,7% de pedidos na madrugada, entre 0h e 7h. Outro horário que chamou atenção foram os pedidos no café da manhã (7h às 11h) representando um aumento de 30,7%. Essa mudança de comportamento do consumidor, certamente pode indicar oportunidades de negócio.
  • Perfil dos usuários: Conhecer o público é fundamental, afinal os consumidores possuem suas preferências. Identificar o comportamento de compra pela idade, por exemplo, pode ajudar do restaurante a segmentar o cardápio para cada perfil.
  • ► Leia também: Fotos no cardápio aumentam vendas em até 30%

Prepare seu delivery para 2025

Com todas essas tendências, fica claro que o hábito de pedir comida online deve continuar crescendo.

Se você já trabalha com delivery ou está pensando em ingressar no segmento da alimentação, é importante manter-se atento as novidades. Especialmente nos quesitos de inovações tecnológicas e comportamento do consumidor.

Isso significa que os empreendedores devem buscar soluções cada vez mais eficientes e personalizadas, a fim de oferecer uma experiência inovadora aos clientes.

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