Explore Extrema, Minas Gerais, e conheça o que faz desse destino um paraíso do ecoturismo!
Extrema é um município mineiro, bem na divisa com o estado de São Paulo (cerca de 100km da capital paulista). É conhecido pela gentileza de sua gente. Ao mesmo tempo que tornou-se um lugar paradisíaco e acessível para os apreciadores de natureza e aventura.
Isso porque em meio a Serra da Mantiqueira, a cidade possui muitas belezas naturais e oferece diversas atividades. Entre elas, é possível explorar, trilhas, cachoeiras e mirantes. Assim como, a prática de esportes: rafting, canyoning e rapel.
Além disso, o Parque Ecológico Pico dos Cabritos, com mais de 29 hectares é um dos pontos que mais atraem os turistas para a prática de voo livre.
Dentre tantas experiências, vale enfatizar que Extrema ganhou destaque por preservar sua biodiversidade.
Diante desse contexto, o município criou cinco rotas turísticas especiais, que convidam os visitantes a explorar seus encantos naturais, holísticos, gastronômicos e culturais.
Rotas turísticas de Extrema, Minas Gerais
A organização das rotas tem como objetivo oferecer uma experiência a fim de estimular o turismo em Extrema, associado ao bem-estar e atividades de lazer junta à natureza. Veja o que fazer em extrema:
Rota dos Ventos
A Rota dos Ventos te leva para mais perto da Mata Atlântica. Onde, há caminhada, escalada e rapel. Destaque para a Serra do Lopo, com morros altos, entre 880m a 1.725m de altitude.
Lá, você também encontra rampas de voo livre e lugares como a Pedra das Flores, Pedra Cume, Pico dos Cabritos com uma vista incrível do pôr do sol ou para quem busca observar toda a biodiversidade em seu entorno.
Rota das Águas
Onde se encontra o Rio Jaguari, a Rota das Água, por sua vez, possui belíssimas cachoeiras. Ideal para à prática de esportes radicais aquáticos como rafting e canoagem.
Aqui está o Projeto Conservador das Águas, concebido em 2005 “com o objetivo de manter a qualidade dos mananciais de Extrema e promover a adequação ambiental das propriedades rurais.” O projeto já foi até mesmo, premiado pela ONU.
O Parque Municipal da Cachoeira do Salto, sede do projeto (7km do centro de Extrema). Proporciona uma infraestrutura completa de lazer com restaurante, parque infantil, lanchonete, trilhas e é claro, a Cachoeira do Salto.
No topo das montanhas, o Pico do Lobo Guará, onde é possível fazer saltos de parapente (paraglider). É uma maneira única de ver a paisagem de cima.
Rota do Sol
A Rota do Sol é uma trilha na Serra das Anhumas com cachoeiras revigorantes que certamente, não dá para perder. Muito procurada por quem deseja fazer o caminho de jipe, moto ou bicicleta.
Durante o trajeto é possível explorar a Prainha do Juncal. Além de experimentar doces típico mineiros, visitar cachaçarias e comprar artesanatos.
Rota das Rosas
Como atrativo principal, a Rota das Rosas no centro da cidade, abriga o Santuário de Santa Rita de Extrema, dedicado à sua padroeira.
Nele, encontramos uma bela imagem sacra e obras de arte do italiano Alfredo Mucci e que viveu em Extrema durante um período. A Via-Sacra Alfredo Mucci é reconhecida pelo patrimônio.
O percurso ainda abriga o Parque Municipal de Eventos e a Cachoeira do Jaguari. Bem como produções de artesanato associadas ao turismo, Feira do Produtor Rural, restaurantes, pousadas, hotéis e o Centro de informações turísticas.
Rota das Pedras
A Rota das Pedras é ótima para quem gosta de explorar montanhas pelo alto da serra em meio a neblina. E apesar de Extrema ser conhecida por suas atividades aventura e ecoturismo em Minas Gerais. Não para por aí!
A cidade também chama atenção por suas experiências holísticas, com locais para meditar em busca de bem-estar.
O Tao Tien, é um retiro espiritual nas montanhas a 1.400 metros, entre Extrema, Minas Gerais e Vargem, em São Paulo. Oferece práticas para ajudar na cura de diversos males e alcançar a harmonia interior (Leitura de Aura, Regressão Emocional e Treinamento em Reiki). Consulte o site para mais informações sobre a programação e funcionamento.
► Alugar carro para Extrema, Minas Gerais
Conheça Extrema, Minas Gerais
Para quem ama aventuras que geram conexão com a natureza. A cidade de Extrema, Minas Gerais certamente é um destino interessante para visitantes que desejam descobrir as belezas da Serra da Mantiqueira e toda sua diversidade.
É uma cidade em crescimento constante, segundo o IBGE. Já ganhou prêmios importantes por sua responsabilidade social e desenvolvimento municipal.
Hoje, Extrema é a cidade mais sustentável do Brasil, segundo dados de 2019. É conhecida por seu turismo ecológico, esportes radicais e pela culinária mineira. Fatores que fazem dessa cidade um local especial em Minas Gerais.
Por último, se você tiver um pouco mais de tempo e disposição. Pode até mesmo estender a viagem para o município de Camanducaia (25km) e conhecer o distrito de Monte Verde. Um dos destinos próximos de São Paulo e procurado por turistas, principalmente durante o outono e inverno.