O que torna o Temple Bar, o bairro mais frequentado no coração da cidade de Dublin?
Dublin, Capital da Irlanda, é um dos destinos mais procurados por turistas que desejam infindáveis opções ou para o tão sonhado intercâmbio.
Principalmente porque além dos estudos para aprimorar o inglês, o país também oferece a oportunidade de trabalhar. O que certamente é uma das formas mais interessantes para vivenciar a cultura local.
Ao desembarcar na Ilha Esmeralda, provavelmente você se sentirá empolgado para visitar os pontos turísticos que fazem de Dublin um lugar vibrante e tão cheio de vida.
A começar pelo Temple Bar. Um bairro animado no coração da cidade, a região de Dublin 2 e ainda mais interessante por sua história. É nele que também se encontra um dos Pubs mais antigos do país – que leva o mesmo nome – o The Temple Bar Pub.
Uma breve história do Temple Bar
A princípio, acredita-se que a área tenha origem do sobrenome de Sir William Temple. Diplomata britânico que construiu aqui a casa de sua família no século XVII.
No entanto, durante os séculos XIX e XX, o bairro entrou em decadência, tornando-se um subúrbio da Dublin Medieval, sofrendo uma degradação urbana com edifícios abandonados e até mesmo o centro da prostituição.
Na década de 80, uma empresa estatal de transportes propôs a aquisição da área para a construção de uma estação rodoviária.
Na fase inicial do projeto, os prédios adquiridos foram alugados por preços baixos, o que acabou por atrair pequenos artistas, lojas e galerias. Logo depois, os protestos conduzidos por parte dos comerciantes e residentes, fizeram com que a construção fosse abandonada.
Foi então que, em 1991, o governo irlandês criou o Temple Bar Properties. Uma empresa sem fins lucrativos com o propósito de promover a regeneração da área. O projeto funcionou e Dublin foi eleita a Capital Europeia da Cultura.
Explorando o bairro mais festivo de Dublin
O Temple Bar ainda preserva grande parte da sua arquitetura original. Atualmente abriga galerias de arte, dezenas de lojas, restaurantes e os mais diversos pubs típicos irlandeses espalhados pelos quarteirões.
É interessante visitar a região em períodos diferentes para explorar suas atrações, incluindo: The Gallery of Photography para os amantes de fotografia e Irish Film Institute que mantém o patrimônio cinematográfico irlandês.
Sua atmosfera cultural e festiva, certamente é o que atrai turistas o ano todo. Onde os visitantes se reúnem para desfrutar de bebidas típicas e muita música tradicional irlandesa.
Partindo desse princípio, é claro que não podemos deixar de falar sobre o emblemático The Temple Bar Pub. Que embora não seja o Pub mais antigo, ainda assim é um dos mais visitados de Dublin.
Fundado em 1840, sua recepção calorosa oferece música ao vivo diariamente, assim como, a autêntica Pint de Guinness e a maior seleção de sanduíches de pubs do mundo.
O Pub ainda abriga a maior coleção de Wiskey de toda a República da Irlanda, somando mais de 420 rótulos. Além de possuir a própria marca The Temple Bar Wiskey Company que já conquistou o prêmio The World Whiskies Awards em 2018 e 2019.
A região também possui outros Pubs famosos para serem explorados: Oliver Saint John Gogarty, The Porterhouse, The Turk’s Head, The Quays Bar, The Foggy Dew, The Auld Dubliner, Bad Bobs, Busker’s Bar.
Atrações próximas ao Temple Bar
Com sua localização privilegiada na região central, torna-se muito fácil visitar outros pontos turísticos da cidade a partir do Temple Bar. Sendo muitos deles a menos de um quilômetro de distância:
- Christ Church Cathedral (500 m) – É a mais antiga das duas catedrais medievais da cidade.
- Leprechaun Museum (500 m) – um museu dedicado ao folclore e mitologia irlandesa.
- Trinity College (500 m) – A Universidade de Dublin, fundada em 1592.
- Dublin Castle (550 m) – Importante complexo governamental irlandês.
- Grafton Street (700 m) – Uma das principais ruas comerciais da cidade.
- Spire of Dublin (700 m) – Monumento no coração de Dublin com 120m de altura.
- The Brazen Head (900 m) – É o pub mais antigo da cidade, inaugurado em 1198.
Aproveite o melhor da cidade
Sem dúvida, o Tempo Bar é um destino imperdível para quem está planejando conhecer um lugar tão mágico quanto Dublin. Vale a pena explorar ao máximo os pubs icônicos e atrações turísticas. A fim de desfrutar de momentos divertidos acerca da história e cultura irlandesa na cidade.