Os melhores lugares da cidade

Temple Bar: o bairro mais animado de Dublin

Início » Viagens e Turismo » Temple Bar: o bairro mais animado de Dublin

O que torna o Temple Bar, o bairro mais frequentado no coração da cidade de Dublin?

Dublin, Capital da Irlanda, é um dos destinos mais procurados por turistas que desejam infindáveis opções ou para o tão sonhado intercâmbio.

Principalmente porque além dos estudos para aprimorar o inglês, o país também oferece a oportunidade de trabalhar. O que certamente é uma das formas mais interessantes para vivenciar a cultura local.

Ao desembarcar na Ilha Esmeralda, provavelmente você se sentirá empolgado para visitar os pontos turísticos que fazem de Dublin um lugar vibrante e tão cheio de vida.

A começar pelo Temple Bar. Um bairro animado no coração da cidade, a região de Dublin 2 e ainda mais interessante por sua história. É nele que também se encontra um dos Pubs mais antigos do país – que leva o mesmo nome – o The Temple Bar Pub.

Uma breve história do Temple Bar

A princípio, acredita-se que a área tenha origem do sobrenome de Sir William Temple. Diplomata britânico que construiu aqui a casa de sua família no século XVII.

No entanto, durante os séculos XIX e XX, o bairro entrou em decadência, tornando-se um subúrbio da Dublin Medieval, sofrendo uma degradação urbana com edifícios abandonados e até mesmo o centro da prostituição.

Na década de 80, uma empresa estatal de transportes propôs a aquisição da área para a construção de uma estação rodoviária.

Na fase inicial do projeto, os prédios adquiridos foram alugados por preços baixos, o que acabou por atrair pequenos artistas, lojas e galerias. Logo depois, os protestos conduzidos por parte dos comerciantes e residentes, fizeram com que a construção fosse abandonada.

Foi então que, em 1991, o governo irlandês criou o Temple Bar Properties. Uma empresa sem fins lucrativos com o propósito de promover a regeneração da área. O projeto funcionou e Dublin foi eleita a Capital Europeia da Cultura.

Explorando o bairro mais festivo de Dublin

O Temple Bar ainda preserva grande parte da sua arquitetura original. Atualmente abriga galerias de arte, dezenas de lojas, restaurantes e os mais diversos pubs típicos irlandeses espalhados pelos quarteirões.

É interessante visitar a região em períodos diferentes para explorar suas atrações, incluindo: The Gallery of Photography para os amantes de fotografia e Irish Film Institute que mantém o patrimônio cinematográfico irlandês.

Sua atmosfera cultural e festiva, certamente é o que atrai turistas o ano todo. Onde os visitantes se reúnem para desfrutar de bebidas típicas e muita música tradicional irlandesa.

Partindo desse princípio, é claro que não podemos deixar de falar sobre o emblemático The Temple Bar Pub. Que embora não seja o Pub mais antigo, ainda assim é um dos mais visitados de Dublin.

Fundado em 1840, sua recepção calorosa oferece música ao vivo diariamente, assim como, a autêntica Pint de Guinness e a maior seleção de sanduíches de pubs do mundo.

O Pub ainda abriga a maior coleção de Wiskey de toda a República da Irlanda, somando mais de 420 rótulos. Além de possuir a própria marca The Temple Bar Wiskey Company que já conquistou o prêmio The World Whiskies Awards em 2018 e 2019.

A região também possui outros Pubs famosos para serem explorados: Oliver Saint John Gogarty, The Porterhouse, The Turk’s Head, The Quays Bar, The Foggy Dew, The Auld Dubliner, Bad Bobs, Busker’s Bar.

Fachada The Temple Bar Pub – Foto RC

Atrações próximas ao Temple Bar

Com sua localização privilegiada na região central, torna-se muito fácil visitar outros pontos turísticos da cidade a partir do Temple Bar. Sendo muitos deles a menos de um quilômetro de distância:

  • Christ Church Cathedral (500 m) – É a mais antiga das duas catedrais medievais da cidade.
  • Leprechaun Museum (500 m) – um museu dedicado ao folclore e mitologia irlandesa.
  • Trinity College (500 m) – A Universidade de Dublin, fundada em 1592.
  • Dublin Castle (550 m) – Importante complexo governamental irlandês.
  • Grafton Street (700 m) – Uma das principais ruas comerciais da cidade.
  • Spire of Dublin (700 m) – Monumento no coração de Dublin com 120m de altura.
  • The Brazen Head (900 m) – É o pub mais antigo da cidade, inaugurado em 1198.

Aproveite o melhor da cidade

Sem dúvida, o Tempo Bar é um destino imperdível para quem está planejando conhecer um lugar tão mágico quanto Dublin. Vale a pena explorar ao máximo os pubs icônicos e atrações turísticas. A fim de desfrutar de momentos divertidos acerca da história e cultura irlandesa na cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × um =