Foi uma receita de origem familiar, que deu origem à famosa tradição da linguiça de Bragança Paulista.
A cidade, localizada no interior de São Paulo, a 90km da capital, se tornou referência de qualidade e sabor inconfundível da linguiça bragantina, feita com corte nobres de carne suína, temperos e um processo artesanal.
Concedendo ao município o titulo de “Capital Nacional da Linguiça”.
Índice de conteúdo
A história da linguiça em Bragança Paulista
A história da linguiça de Bragança tem origem de uma família de imigrantes italianos, na década de 40.
A receita original era simples, mas com produtos de primeira qualidade. Uma diferença notável comparada aos produtos entrados tradicionalmente no mercado.
Com o tempo, essa arte foi aprimorada com temperos e toques especiais, resultando em uma iguaria de sabor suave e textura macia.
Atualmente, a linguiça pode ser encontrada em diferente versões, desde a tradicional suína até recheios mais elaborados com queijo, pimenta e ervas.
A fama da linguiça bragantina, atrai visitantes que chegam à cidade em busca de uma experiência tradicional e saborosa.
Anualmente o munícipio realiza o Festival da Linguiça de Bragança Paulista, com a presença de estabelecimentos familiares.
Ela é servida de várias formas: assada na brasa, frita, em risotos e, claro, como o recheio perfeito de lanches saboros.
O lanche de linguiça bragantina no Salomé Bar
Entre os diversos locais que servem a iguaria, experimentamos o lanche de linguiça no Salomé Bar, localizado na R. Conselheiro Rodrigues Alves, 199 – Centro, Bragança Paulista.
O lanche combina a suculenta linguiça bragantina com fatias de bacon crocante e queijo provolone derretido.
O sabor é realmente muito diferente das linguiças tradicionais!
A carne da linguiça, temperada na medida certa, se harmoniza com o salgado e a crocância do bacon (que estava bem sequinho) enquanto o provolone adiciona cremosidade e um toque defumado que eleva o lanche a outro nível.
Para acompanhar um cerveja bem gelada, enquanto rolava uma roda de samba.

O que fazer em Bragança Paulista
A procura recorrente de novas experiências unindo sabor e lazer, colocou Bragança Paulista na lista de destinos de turismo gastronômico no interior de São Paulo.
A tradição da linguiça de Bragança Paulista reflete a história, da cultura e do talento de uma cidade que soube transformar um simples produto em um símbolo de sua identidade.
Mas apesar da referência gastronômica, Bragança Paulista também é conhecida como a “Cidade Poesia” devido ao seu centro cultura que inspira escritores e artista. O município une a tranquilidade do interior com diferentes opções de lazer:
- Lago do Taboão: o cartão postal da cidade, com pistas de caminhada ao redor do lago, pedalinho e bares e restaurantes ao entorno.
- Museu Municipal Oswaldo Russomano: para conhecer a história de Bragança Paulista, ele abriga um acervo que conta a trajetória da cidade.
- Passeio de Maria Fumaça: proporciona uma jornada panorâmica pelas paisagens da região.
- Jardim Público: é o local ideal para um passeio tranquilo, caminhadas e piqueniques.
- Represa Jaguari: um ponto de lazer para passeios de barco. A Marina Estância Confiança é uma das opções para aproveitar a região com toda a família.
- Esportes radicais: Bragança Paulista oferece opções para escalada e montanhismo em locais como o Pico do Leite Sol. A montanha tem mais de 1.100 metros de altitude e proporciona uma vista privilegiada da cidade.