A Praça do Comércio, que já foi designada como Terreiro do Paço, está entre os cartões postais mais icônicos de Lisboa, Portugal.
Localizada na Baixa de Lisboa – coração histórico da cidade – e às margens do rio Tejo. Sua área com cerca de 36.000 m² a torna uma das maiores da Europa.
Entretanto, mais do que apenas um espaço aberto. O local impressiona por preservar grande parte da história portuguesa.
Todos os dias, turistas do mundo inteiro chegam a Lisboa atraídos por sua cultura e belezas monumentais.
Hoje, a Praça do Comércio é um centro de atividades culturais. Onde acontecem diversos eventos ao ar livre ao longo do ano.
Também é cercada por restaurantes e cafés que servem comida tradicional portuguesa. Diga-se de passagem que a gastronomia de Portugal é um atração à parte.
Em outras palavras, visitar a Praça do Comércio é uma forma de reviver a história de Portugal, enquanto aprecia um dos lugares mais marcantes da cidade.
Índice de conteúdo
Uma breve história da Praça do Comércio
Antes conhecida como Terreiro do Paço. Era aqui, que ficava o majestoso Paço da Ribeira, a principal residência real portuguesa.
Infelizmente, o desastre de um terremoto em 1755, destruiu o palácio e uma biblioteca real com livros e arte de valor inestimável, além de outras partes do centro histórico.
Para dar nova vida à área, a comando de Sebastião José de Carvalho e Melo conhecido como Marquês de Pombal, o primeiro ministro do rei D. José I, criou um plano, promovendo reformas na cidade para torná-la segura contra novos desastres naturais.
A construção representou a recuperação da cidade e o início de uma nova fase. Logo, a Baixa foi reconstruída e o Terreiro do Paço passou então a ser a Praça do Comércio.
A Praça faz parte da “Baixa de Lisboa” ou “Baixa Pombalina” como também é conhecida. O centro histórico de Lisboa, que recentemente formalizou sua candidatura com o pedido de classificação como Patrimônio Mundial da UNESCO.

O que tem na Praça do Comércio
Por aqui, é comum encontrar eventos ao ar livre que trazem vida e dinamismo ao local. Também é cercado por restaurantes e cafés.
Não é exagero dizer que a Praça do Comércio é um encontro cultural e urbano de Lisboa. Entre os destaques, aqui você vai encontrar:
- Estátua de D. José I: Localizada no centro da praça, destaca-se a estátua de D. José I a cavalo. Ele foi um dos reis de Portugal.
- Cais das Colunas: Era a entrada principal da cidade a partir do Rio Tejo.
- Arco da Rua Augusta: Uma construção alta e imponente. Mede 34 metros de altura. Do alto, você pode ver a Praça do Comércio e outros locais famosos de Lisboa. Além do arco, a Rua Augusta abriga muitas lojas e restaurantes.
- Café Martinho da Arcada: É o café mais antigo de Lisboa. Já foi frequentado por grandes escritores, como Fernando Pessoa. Aqui você pode experimentar comidas tradicionais.
- Museu Lisboa Story Centre, como o próprio nome sugere, dá para aprender sobre a história cidade.
Para além da praça, a poucos minutos a pé, você encontrará o Elevador de Santa Justa, que oferece vistas espetaculares de Lisboa, e o charmoso bairro de Alfama, conhecido por suas ruas estreitas e casas coloridas.
Para quem gosta de noite, o Bairro Alto têm bares e restaurantes com música ao vivo e dança. Durante o dia, os miradouros oferecem vistas incríveis de Lisboa.
Não esqueça de provar a rica culinária portuguesa com seus pratos típicos: Bacalhau à Brás, e Pastéis de Belém.
Mas, como qualquer lugar turístico, é preciso estar atento. Principalmente aqueles restaurantes com menus bem chamativos na calçada. A princípio podem parecer irresistíveis, mas normalmente, são mais caros e de qualidade bem mediana, comparada ao preço.
Com um pouco mais de paciência, você encontrará pequenas tascas familiares e cafés históricos que valem muito mais a pena.
Aproveite sua visita ao Terreiro do Paço
Vale destacar que a Praça do Comércio serve como um ponto de partida para explorar outras atrações imperdíveis no entorno.
Aliás, pode-se dizer que Lisboa é uma cidade fácil de se locomover, já que tem muito transporte público.
Sendo assim, para uma experiência ainda mais completa, conheça a região de Belém, um bairro histórico, muito próximo a Praça do Comércio, onde você encontrará monumentos importantes como a Torre de Belém e o Padrão dos Descobrimentos, que homenageiam a era das navegações portuguesas. Fundamentais para compreender a história de Portugal.
Além disso, há o Mosteiro dos Jerónimos, onde teóricamente teria surgido a receita original dos pastéis de belém. Seja verdade ou não, o fato é que, é impossível resistir essas delícias.
Com tantos destaques históricos e culturais, incentivamos nossos leitores a planejar sua viagem a Lisboa com muito atenção aos detalhes para explorar cada canto desta cidade encantadora e deixar-se cativar pela hospitalidade.
Para mais informações e sugestões de visitas em Lisboa, recomendamos conferir outros artigos e guias especializados, que podem fornecer dicas valiosas e inspirar ainda mais a sua aventura.