Gestão de restaurantes. Sistema integrado. Foto de iMin Technology no Pexels

Gestão de restaurantes: tecnologias para te ajudar a crescer

A inteligência artificial já é uma realidade e está influenciado os padrões de comportamento do mercado.

Na ultima década, o setor gastronômico tem vivenciado uma transformação significativa.

Tudo que envolve tecnologia e automação para aumentar eficiência da gestão de restaurantes, tende a refletir significativamente no desempenho e lucratividade do negócio.

Segundo dados do IBGE, os brasileiros gastam cerca de 25% da renda com alimentação fora de casa.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB) os resultados apontaram que a população gastou cerca de R$ 61,4 bilhões no segundo trimestre de 2024 com refeições fora de casa ou delivery.

Isso representa a importância de investir em uma gestão eficiente. Com a integração de sistemas, é possível automatizar processos, reduzir erros e proporcionar agilidade no atendimento.

Softwares de controle de estoque e aplicativos de pedidos, por exemplo, evitam falta de produtos e desperdício, aumentando a satisfação do cliente.

Além disso, muitas dessas tecnologias podem ser adaptadas às necessidades de cada negócio, tornando a gestão mais fácil e eficaz. O que torna o restaurante mais competitivo no mercado.

O cenário atual da gestão de restaurantes no Brasil

O mercado de bares e restaurantes no Brasil chegou atingir R$ 428 bilhões de faturamento em 2024. Isso representa um crescimento de 3,3% em relação ao ano anterior.

O que mostra que se deve estar atento quando se trata de otimizar processos. Manter um serviço de delivery eficiente, revisar o cardápio e reforçar a higiene e segurança são passos importantes.

O uso de ferramentas de gerenciamento online e soluções digitais é fundamental para competir no setor.

Algumas estratégias para melhorar a gestão de restaurantes incluem:

  • Implementar sistemas de gestão integrados
  • Utilizar tecnologias de pagamento cashless
  • Monitorar múltiplos locais de negócio de forma centralizada

Com essas estratégias, os restaurantes podem melhorar sua eficiência e reduzir custos.

Sistemas integrados para gestão de delivery

A tecnologia não é apenas uma tendência. Tais sistemas ajudam a melhorar a eficiência, análise de dados e principalmente a experiência do cliente.

Um exemplo de automação que tem sido destaque, é a plataforma Anota aí, adquirida pelo iFood em 2022.

Com técnicas de inteligência artificial, a ferramenta tem como principal função, oferecer atendimento automatizado e personalizado ao consumidor.

Integrada ao cardápio digital, o Anota aí é capaz de otimizar e gerenciar toda a jornada dos pedidos no delivery.

Além do mais, otimizar processos e manter um bom serviço de delivery tem sido essenciais para a recuperação do setor desde 2021.

Tecnologias para controle financeiro

Ter o controle financeiro é um dos fatores mais importantes de um restaurante. Fazer uso de ferramentas eficientes ajudam a ter um controle mais eficaz, com mais clareza para melhorar a saúde do caixa.

Algumas tecnologias importantes para o controle financeiro são:

  • Sistemas de gestão na nuvem, que ajudam na emissão de Notas Fiscais e na gestão de estoques.
  • Ferramentas de marketing automatizadas, como e-mail marketing, gestão de redes sociais e programas de fidelidade.
  • Inteligência Artificial (IA), que ajuda a evitar falta de insumos e desperdício de alimentos, otimizando estoques.

Adotar cardápios digitais e tecnologias de autoatendimento pode aumentar o ticket médio em até 40%.

Soluções digitais para atendimento ao cliente

As soluções digitais podem melhorar, e muito, a experiência do cliente.

Isso acontece com a ajuda de tecnologias como: cardápios digitais e sistemas de gestão de filas. Plataformas de vendas delivery também são essenciais.

Algumas soluções digitais bem conhecidas são o aplicativo Goomer para delivery e o Trello para gerenciar tarefas.

O Buffer App ajuda a agendar postagens em redes sociais. Já o Agendor é usado para CRM, com funcionalidades para criar carteiras de clientes e acompanhar vendas.

Essas soluções tornam a gestão de restaurantes mais rápida e eficiente. Elas ajudam a acompanhar as vendas e a falar com os clientes.

Além disso, podem diminuir o tempo de espera e aumentar o ticket médio.

Para que essas soluções funcionem bem, é crucial monitorar as informações analíticas frequentemente. Isso pode melhorar muito a performance financeira e operacional do restaurante.

Aplicativos e plataformas de delivery

Segundo o Instituto Foodservice Brasil (IFB), os aplicativos de delivery podem aumentar consideravelmente as vendas dos restaurantes.

Existem várias opções de aplicativos e plataformas de delivery. Cada uma tem suas características e preços. Por exemplo, o iFood cobra entre 12% e 26,5% por venda.

Já a Goomer tem quatro planos, incluindo um grátis para até 30 pedidos.

Outras opções são o AiqFome, que cobra 12% por venda, e o Foody Delivery, com rastreamento de entregadores.

O Saipos oferece controle financeiro e estoque. E o Consumer tem três planos, incluindo um grátis para até 200 pedidos.

A escolha do aplicativo ou plataforma certa é crucial para o restaurante. A gestão de negócios eficaz é essencial para o sucesso.

Algumas das principais opções de aplicativos e plataformas de delivery para restaurantes incluem:

  • iFood
  • Goomer
  • AiqFome
  • Foody Delivery
  • Saipos
  • Consumer

Com tantas opções, é importante pesquisar e comparar. Os restaurantes devem encontrar a melhor opção para suas necessidades.

Marketing digital para restaurantes

O mercado de alimentação está cada vez mais competitivo. Por isso, faz parte desse cardápio, investir em marketing digital.

A tecnologia pode aumentar a visibilidade e atração dos restaurantes.

Algumas estratégias eficazes incluem:

  • Criação de um site ou presença nas redes sociais para estabelecer um relacionamento sólido com os clientes
  • Uso de conteúdos visuais de alta qualidade para aumentar a atração de clientes
  • Promoções e eventos nas redes sociais para atrair mais consumidores potenciais
  • Investimento em marketing de relacionamento para aumentar a fidelização do cliente e as interações com o público

Além disso, estar presente em aplicativos e usar estratégias de marketing digital pode melhorar a experiência do cliente.

É essencial ter uma identidade visual consistente em todas as publicações. A humanização das marcas é o que conecta o consumidor.

Explorando novas tecnologias

Usar sistemas integrados ajuda os restaurantes a verem tudo de um jeito único. Eles podem melhorar processos, cortar desperdícios e aumentar lucros.

Com dados em tempo real, os donos podem fazer escolhas melhores. Adotar tecnologia para restaurantes é um elemento importante para se manter competitivo no mercado.

Isso ajuda a ter uma gestão de restaurantes melhor. Assim, os clientes ficam mais felizes e o negócio cresce.